atitudes erradas dos pais com os filhos


atitudes erradas dos pais com os filhos

GERAR MEDO NOS FILHOS PARA ADQUIRIR RESPEITO
pr. joilson de assis
http://roteiroslivrosfilmes.blogspot.com ( livro de filosofia cristã gratis com milhares de pensamentos filosoficos.)

O respeito vem da admiração e não do medo. Provoca pavor nos filhos os fará se afastar da figura paterna. Se existe medo é porque existe perigo de perda, de ser afetado, de sofrer. O pai se torna nesta situação uma ameaça. Quando temos em nossas vidas temores o lógico é tentar destruí-los; afastar-se deles o mais rápido possível mesmo que a ameaça, seja os seus pais. Temos de saber que como pais devemos conquistar os nossos filhos. Gerar neles confiança e amor. Se não fizermos assim, tal confiança pode estar sendo alvo de gangues, marginais, sistemas etc. se você não conquistar seus filhos terá alguém que o conquistará.
Não seja um estranho para aquele que te ama pois um dia este amor poderá não ser o mesmo. Todo o pai deseja o melhor para seus filhos mesmo aquele que tem muitas deformações. Se o pai representa uma ameaça para o filho todas as suas idéias irão juntas, mesma aquela que e para o seu próprio bem e assim teremos um delinqüente. Horrível? Então, tome cuidado com as suas atitudes para não sofrer mais adiante o mal de uma estrutura familiar sem fundamento algum. Seja uma pessoa de confiança, aquele que o filho procura para contar os seus segredos e novas descobertas. Aquele que ele tenha prazer de dizer que é filho e que procure imitar.

COMPARAR O FILHO COM OUTROS JOVENS DE SUA IDADE

Alguns gostam de comparar os seus filhos com os do vizinho porque eles são estudiosos, bem comportados etc. Não sabem que estão cometendo um erro pois com isto estará anulando a personalidade do próprio filho. Temos que compreender que os nossos filhos são cidadãos em formação e que eles têm a sua própria maneira de ser, agir e pensar. Tal atitude néscia, torna-se sem lógica, pois querer que o seu filho haja como o filho do vizinho sem todavia você agir como o seu vizinho. Se pensarmos assim vamos todos agir como os nossos vitoriosos amigos, logo não seremos nós mesmo mas, o nosso próximo copiado. Temos de ser sabedores que temos um modo diferente de tratar os nossos filhos e eles por sua vez uma forma de reação a este tratamento. É por este motivo e outros que se torna um ato de infantilidade dos pais querer que seus filhos hajam como outros jovens de sua idade. Pense: Se vivermos em situações diferentes, culturas diferentes, situações financeiras e várias outras coisas que acontecem em nossa vida e não acontecem com outras pessoas, seria um erro tão absurdo comparar alguém. Podemos mostrar os bons exemplos e pedir que os nossos jovens os sigam, mas não dizer: Luciano não faria isto por que você faz? Haja desta maneira; Pois João age assim.
Este assunto parece muito superficial mas, acontece com freqüência em nossos dias. Prejudicando o crescimento psicológico de muitos. Gerando revolta e deformações.

IMPOR A SUA AJUDA

Temos que compreender que em muitos momentos a nossa ajuda atrapalha. Devemos ajudar os nossos filhos quando os mesmos são indefesos ou solicitam a nossa ajuda. Existe pessoas que insistem em ajudar pois acreditam que são responsáveis pelos seus filhos e que a felicidade deles depende inteiramente de suas atitudes. Fazem coisas desagradáveis aos olhos do filhos e depois dizem: “eu só queria ajudar” Não vivemos no mesmo mundo dos nossos filhos, pois eles têm uma nova cultura, uma nova maneira de pensar e agir e algumas atitudes mesmo com boas intenções poderão trazer-lhes decepções e angustia. Eles podem se sentir ridicularizados diante de seus amigos causando assim pressão psicológica, traumas.
A melhor maneira de ajudar um jovem é ensinando-o a defender-se de qualquer situação. Seja um super pai mas, não interfira na vida do seu filho com as suas armas; ensine-o a usar as suas próprias e será muito feliz em sua jornada. Creio firmemente que as pessoas que impõem a sua ajuda tentam camufladamente impor os seus valores pois só tentam ajuda naquilo que ELES acham ser importante. Se tiver de ajudar, auxiliar, faça a todos os filhos sem predileção e lembre-se as atitudes dos filhos são tão estranha para os pais quanto a dos pais são para os filhos.


SE POR MINHA CULPA SOFRO UM GRANDE PROBLEMA, DEUS SE PREOCUPA COM ELE ?

Um filho adolescente comete uma falha judicial e com justiça vai preso, fichado . Ele errou, mas, será que o coração do pai e da mãe ficarão tranqüilos? Os pais cruzarão os braços e deixarão o filho a mercê da sorte? O que você faria? Será que o nosso Deus não é mais generoso do que você e a sua misericórdia muito maior ? Assim sendo, Deus se preocupa com os problemas, embora que você os tenha provocado. “E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério; E, pondo-a no meio disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada no próprio ato, adulterando. E na lei nos manda Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu pois que dizes? Isto diziam eles, tentando-o para que tivesse de que o acusar. Mas Jesus inclinando-se escrevia com o dedo na terra. E como insistissem, perguntando-lhe endireitou-se, e disse-lhes: AQUELE QUE DENTRE VÓS ESTÁ SEM PECADO SEJA O PRIMEIRO QUE ATIRE PEDRA CONTRA ELA. E, tornando a inclinar-se escrevia na terra. “ João 8:3 a 8”
a mulher adúltera, como a Bíblia relata, omitindo o seu nome, provocou com seu pecado aquele grande problema. Segundo a lei de Moisés ela deveria morrer vergonhosamente pois foi flagrada, já a lei de César dizia que somente os Governadores poderiam permitir a morte de alguém. Com o caso da mulher adúltera vem uma outra questão para Jesus que era interrogado com veemência pelos religiosos da época. Se Jesus declarasse que ela deveria morrer, estava gerando um grande conflito contra o Estado, se declarasse que não, estava indo de encontro a lei de Moisés e seria acusado pelos religiosos como quem ia de encontro á lei sagrada de Israel. Jesus estava em uma situação muito difícil mas, o problema daquela mulher se tornou o Seu. Jesus resolveu com uma resposta sábia: Quem não tiver pecado atire a primeira pedra. Nenhum daqueles acusadores tiveram autoridade para atirar, porque na verdade todos tinham pecado.
Saiba que embora o erro seja seu a solução pertence a Deus. O Senhor está disposto a lutar a sua luta e lhe dá a vitória. Lembra-se que a luta é do Senhor e a vitória é sua . O TEU PAI ETERNO compra a tua “BRIGA” e te livra do horrendo problema. Isto se você entregar a ele os problemas que te afligem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário