OS PROBLEMAS E A POLITICA


OS PROBLEMAS E A POLITICA
teologo joilson de assis


TUDO NA VIDA É POLITICA, A POLITICA ABRANGE TODAS AS ÁREAS DA VIDA HUMANA.A familia tem a sua politica, no trabalho há politica , na igreja é o que mais vemos . o ser humano é um ser extremamente politizado.
A igreja as vezes taxa a politica como imunda , diabolica etc. mas sempre corre atraz dos politicos em suas necessidades. imagina se nenhum cristão entrasse na politica e sobre nós dominassem impios ateus e devassos ?!a visão antipolitica de alguns religiosos é incoerente pois a politica foi a área que Deus mais atuou no passado . não diga isto ! digo sim. vamos lá : abrão foi benenifiado por faraó , um politico da época. josé foi beneficiado por faraó um politico da época. abraão lutou contra os reis de sodoma e gomorra , a guerra era uma politica. saul, Davi, salonão que tanto admiramos ERAM PO-LI-TI-COS !TODA BIBLIA ESTÁ CHEIA DE POLITICA E POLITICOS E OS PRINCIPAIS HEROIS JUDAICOS COMO DAVI ERAM POLITICOS .os livros das cronicas relata a vida dos reis de israel, jesus veio da familia real, ou seja politica de israel.josé do egito foi vice presidente do egito , sadraque , mesaque , abedenego era uma especie de prefeito da babilonia e Daniel , aquele que orava três vezes ao dia era GOVERNADOR ! EITA QUE TEOLOGIA FURADA QUE MUITOS PREGAM. Estes conceitos não passa de cultura da nossa região que tem nos seus dominadores ladrões terríveis e quando se torna um as vezes faz jus ao nome que lhes dão.
a coisa que Deus mais fez no velho testamento foi politica. destituia reis , eleva outros , afastava um convertia outro. se espremermos a bíblia uma das primeiras palavras a sair é a politica.como a nossa cultura interfere e m nossa fé e as vezes a santidade de alguns não passa de besteiras de suas mentes cultural.se eu fosse fazer uma lista de politicos da bíblia levaria varias paginas para descrever-la .reis contra profetas, profetas favorecendo reis , profetas colocando reis ou tirando , reis matando profetas . quanta politica tem em nossa bíblia? dizer que Deus não se mete com a politica é mentir feio perante a biblia cheia de politica , guerras , monarquias , coroas e tronos.
a igreja da historia medieval também foi beneficiado por politicas a exempolo o próprio martim lutero que foi favorecido pelo rei germano , ou seja o rei da alamenha que estava cansado de roma levar toda grana através das indugencias. lutero foi favorecido e ainda guardado pelo rei da alemanha que critava em alta voz: dinheiro alemão para os alemaes. o catolicismo foi favorecido pelo rei constantino que tirou a igreja das catacumbas para os palacios. o rei constantino beneficiou muito a igreja que antes era conhecido como a religião dos pobres e miseráveis agora se transformou na religião dos nobres. calvino foi beneficiado por seus politicos de genebra que gostaram da ideia de emprestar dinheiro com juros e ainda ir para os ceus . gostaram da idiologia calvinista que a riqueza seria a maior evidencia da aceitação de Deus . eles como eram ricos gostaram da ideia de serem especiais desde do ventre . que bom né ? em toda historia encontramos o cristianismo sendo beneficiado por politicos e transformando o mundo com a ajuda deles. Desde de abraão que recebeu presentes carissimos de faraó que estava enteressado na sua esposa , presentes caros que deram um principio de riqueza a abraão e sua geração até o rei da alemanha que favoreceu lutero e patrocinou as suas idiologias.
a ideia de que o cristão deve estar longe de toda politica partidaria é incoerente e de facil demonte perante as historias bíblicas. já ví uma irmã pregar contra a politica utilizando os sonhos de josé mas esqueceu ela que josé era um vice presidente do egito e por causa de sua amizade com faraó israel passou a morar na terra de gozem um deliciosa terra que os fez crescer e enriquecer. esqueceu também que o inicio de sua fabrica foi dada por um emprego que seu marido tinha com um deputado de minha região pois era primo dele.caixas de joias e umaconta vasta , cheia de dinheiro a fez enriquecer, agora independente da politica pois já tem a sua estrutura prega a malignidade da politica na igreja .É, DEPOIS DE RICOS E ENGORDADOS PELA POLITICA A MAGINALIZAM.
A POLITICA É UMA AREA DIFICIL MAS A AÇÃO DA IGREJA DEVE ESTAR NELA TAMBÉM. O que acontece é um despreparo e descriterio dos politicos que nós colocamos no poder e os que se acham bonzinhos , santinhos não entram na politica para fazer a difereça.não há igreja que não tem a mão politioca no meio e na verdade juntou-se um agromerado de pessoas logo temos uma poolitica. veja aqueles grupos de pessoas atraz de emprego, logo se forma um grupo alí , outro aqui e assim por diante . isto é politica. a politica partidária tem os seus perigos e a igreja deve manter cautela ao se aproximar dela porque o amor ao poder é maior que o amor a vida.porém a área da politica é uma área de ação dos cristãos.


01 - mantenha cautela com a politica e não leve assuntos politicos a serio como se fossem pessoais. responda a nível de palavras as palavras ruins que foram recebidas.

02 - devemos poupar os amigos e não exigirmos que votem naqueles que gostamos . a politica é apenas alguns meses mas os amigos são para a vida inteira. ninguém é obrigado a crer naquilo que cremos nem de votar naquele que queremos.

03 - os defeitos de meus inimigos não almentam as minhas qualidades - geraldo alkimim

04 - evite o assirramento dos animos , calma , fique sempre no campo das ideias . não faça de seu politico um deus ou idologo, politica é apenas negócios .

05 - evite insultos a grupos rivais e não vá para locais de outro grupo indentificado com as cores de seu partido .

06 - seja sutil e haja com calma , a igreja é contituida de diversas mente , evite fazer da igreja um comité . trabalhe na delicadeza , sutilezá sem exageiros.

07 - cuidados com promessas pois elas podem nos fazer delirar e sairmos do senso de responsabilidade , do senso real das coisas e dos fatos.

08 - evite os fanáticos na politica aqueles poderão ser violentos quando são frustrados.

09- procure ter compromisso com quem tem compromisso com você. não seja tolo, tudo na vida é um jogo e interesses e a politica não está ligada aos interesses de amor e amizade. há interesses e estes devem ser claros , os compromissos devem ser claros e com testemunhas . " ah , depois eu vejo alguma coisa pra você " esta conversa já frustrou a muitos.

10- se não gosta de politica não entre nela nem a utilize , seja real com você mesmo.

11 - tenha cuidado com a politica partidária e só entre para ganhar e não para perder ser frustrado e enganado.

12- essa conversa que irmão vota em irmão já enricoumuita gente e frustrou multidões. o voto deve ser consciente pois o fato de alguem pertecer a mesma irmandade não dá a ele o privilégio de meu voto.

13- temos que expor as nossas ideias claramente e se afastar de todo picareta que tenta nos enganar com conversas bobas.

14 - passou o tempo que os cristãos agiam como extre terrestres , assustados se escondendo dos poderosos. Deus nops tem dado o espirito de ousadia e poder , temos que nos impor a este mundo para o bem da cristandade.
continua

Nenhum comentário:

Postar um comentário