ERROS QUE OS PAIS PODEM COMETER COM OS FILHOS



SUPERPROTEGER OS FILHOS
pr. joilson de assis http:// fotosdaparaiba.blogspot.com visite
A proteção vem do coração, como um dos mais belos atributos daquele que ama, pois quem ama protege! Mas, a superproteção mostra a insegurança daquele que a tem e prejudica aquele que à sofre. Aquele que toma tal atitude estará impedindo que o superprotegido aprenda a viver, a proteger-se do mal e o levará a ter medo do que normalmente é simples e comum.
Já vi casos que a mãe tratava o seu filho de 1,80 de altura como uma criança de 10 anos.
Imagine esta “Criança” em seu ambiente jovem. Além de ser ridículo é tremendamente prejudicial para o caráter em formação. Sabemos que os perigos que o mundo oferece para um jovem são terríveis e destruidores mas, isto não dá margem para uma proteção absoluta e ferrenha. Devemos ensinar os nossos adolescentes a se defender sozinhos pois, não estaremos com eles para sempre.


SUPERDOTAR OS FILHOS OU MENOSPREZÁ-LOS

Temos que gerar naqueles que são a nossa continuidade na terra auto estima e confiança. Mas, algumas atitudes que cometemos pode está desfazendo esta construção interior em nossos meninos. Quando um pai eleva em demasia o filho com os seus elogios o fazendo acreditar que tudo que faz é mais brilhante e mais importante do que os atos dos outros, comete um grande erro. Na verdade todos nós gostamos tanto dos nossos filhos, que todos os atos são para nós uma maravilha. Isto aumenta de uma maneira bastante razoável quando são os primeiros atos. Um exemplo: elogiar os filhos demais quando ele; Liga o computador; faz o seu depósito no banco 24 horas, leva para casa a sua primeira namorada, começa a exercer qualquer profissão. Eles os filhos, tem que saber que atos semelhantes a estes são normais e corriqueiros e nada mais. Ficamos felizes? Sim, evidentemente que todo pai se sentirá orgulhoso mas, isto não é nada sobre-humano, espetacular! Isto, pode gerar em seu filho depressão e angústia quando ele requerer dos seus amigos, parentes, cônjuges, patrões a mesma admiração e elogios que recebe dos pais. Imagine que choque e desilusão quando um jovem “Superdotado” pelos seus progenitores enfrentar o mundo real e cruel.
Espero de todo o coração que tais atitudes nunca aconteçam em sua vida, quando Pai. Observando as pessoas que cometem tal erro vi que os filhos superdotados vêem castigo de uma forma exagerada. Quando eles apresentam alguma falha vem logo a revolta. Fuja do exagero, do extremo pois é prejudicial. Você não queria se sentir assim com o seu filho, não é ? Então FUJA do extremo pois o mesmo sai da vontade de Deus.
Por mais lento que seja ou desajeitado nunca faça o seu filho se sentir importante e pequeno perante pessoas sábias e grandes. Ele não é menor que nenhuma outra, somente não encontrou o seu espaço, a sua maneira de encarar as coisas. A verdadeira grandeza vem de dentro da personalidade. Isto gerara revolta e um grande desejo de encontrar ou fazer coisas que o faça grande importante e elogiado por todos. Tais sentimentos podem levar as pessoas que os têm a uma carreira artística ou ás drogas etc. Algo que as façam importante e elogiadas perante a sociedade. O temor pode apresentar-se como uma alternativa para suprir o interior. Alguém respeitá-lo pelo medo, pode ser que der a ele um sentimento de realização. Tenha cuidado, peça a Deus sabedoria e domínio próprio, para construir em seus filhos um homem bom para glória de Deus.

PROMETER E NÃO CUMPRIR; DAR E TOMAR DE VOLTA

Prometer e não cumprir, gerará em seu filho desconfiança e descrédito na pessoa que o pai representa. Também criará um clima de perda que marcará muitos momentos da sua vida. O pior de tudo é dar e tomar de volta pois, na mente do jovem vai nascer um medo fora do normal de perder a namorada, o emprego os bens, a vida etc. Quando alguém sofre a infelicidade de receber muitas coisas e depois todas serem arrebatadas de suas mãos; isto mesmo que seja bombons, carrinhos, bicicletas terá no futuro um ENORME MEDO de perder, e por este motivo muitas vezes nem ganha. O pavor se apoderará e teremos uma pessoa desequilibrada em suas emoções. Muitas confusões aconteceram e irão acontecer por causa desta falta de equilíbrio. Brigas, ações judiciais e grandes perturbações na vida conjugal são frutos desta mesma árvore que não tem limite para frutificar. Exemplo: o pai que tem medo de um rapaz levar a sua filha amada, de perder a herança dos filhos, de perder a esposa, (isto não como ciúmes, incapacidade, infidelidade etc.) o trabalho. Medo de perder, perder, perder...
Com “a perda do medo no sapato” esta pessoa não irá muito longe! Além de não obter o sucesso esperado, pode se entrega a bebida ou drogas até mesmo partir para a violência em defesa de algo ou alguém. Estas pessoas geralmente não são agressivas, até bondosas demais, podendo dar coisas com enorme misericórdia, facilidade; Porém a sensação de perda o torna um Leão, um guerreiro em defesa do seu castelo. Geralmente se apresentam como pessoas possessivas, as quais se apegam a coisas como objetos, animais e pessoas. Na ameaça destas serem tomadas ou conquistadas por alguém, a pessoas afetadas por este mal entra em cena com toda ferocidade. Isto na maioria dos casos são provocados pela má ação dos pais na criação. Uma pessoa afetada por tal mal pode até se trancar em casarões, com muros bastante altos, com segurança fora do normal, admitindo medo de alguém tomar o que ele tem; prometer e não cumpri, dar e tomar pode gerar nos filhos mania de posse, um caráter possessivo; neurose e psicose

Nenhum comentário:

Postar um comentário