OS PROBLEMAS PERMITIDOS POR DEUS,TRIBULAÇÕES E PROVAS





OS PROBLEMAS PERMITIDOS POR DEUS
pr. joilson de assis
Este último tema parece criar um paradoxo com a mensagem de alguns pregadores que clamam em alta voz ao povo em geral chamando-os à Cristo, dizendo que esta atitude vai definitivamente acabar com todos os seus problemas. Mas, será que podemos associar a vinda de homem pecador àquele que pode perdoá-lo com uma vida sempre prospera e sem sofrimento algum? Logo se alguém vai a Cristo e continua pobre e de alguma forma sofrendo é declarado como incrédulo, fraco na fé ou algo parecido. Não quero dizer com isto que todos os pregadores que fazem desta mensagem a sua mensagem principal, esteja plenamente errados. Mas que todo extremo foge da vontade de Deus.
Vejamos alguns exemplos: Se uma enfermidade se aproxima da nossa família, logo vem a preocupação com o perigo. Se perco o emprego, sofro, se perdemos a namorada sofremos, não somos feito de ferro e nem estamos no estado original como Adão e Eva.
Temos que ter fé com raciocínio, uma fé viva e não induzir a nossa mente a acreditar, que é na minha opinião, estória de fada. O fato de não vivermos em miséria e sofrendo, não anula o fato de um dia termos algum problema. Mas, por que Deus permite os problemas se o mesmo é especialista em resolvê-los? É exatamente isto que vou procurar responder nesta última parte deste capítulo com a sua ajuda.
Acredito que não tem um exemplo que possa ser tão claro quanto o exemplo da escravidão, libertação e jornada de Israel rumo à terra prometida . O pai da Nação de Israel foi Abraão a ele Deus deu a promessa de uma grande geração mas existe uma declaração de Deus que devemos meditar profundamente.
“Então disse a Abraão: Saibas de certo que peregrina será a tua semente em terra que não é sua e servi-lo-ão e afligi-los-ão quatrocentos anos: Mas também eu julgarei a gente, a qual servirão e depois sairão com grande fazenda”. GENESIS 15:13.14.
Deus revela-se pai de Israel e o povo que Ele (Deus) está fazendo surgir na terra através da família de Abraão, será peregrino e escravo de uma nação . serão afligidos quatrocentos anos e depois o mesmo Deus que permitiu tal fato entrará em cena e os livrará, punindo assim os opressores. Mas, porque Deus que permitiu isto?
Já quando Israel estava escravo no Egito há quatrocentos anos, Deus aparece um homem fugitivo chamado Moisés e diz: tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores porque conheci as suas dores êxodo 3:7. Na continuidade das declarações de Deus a Moisés o mesmo promete levá-los a uma terra que mana leite e mel, a terra prometida.
Depois de mandar pragas sobre o povo Egípcio. Deus liberta os Israelitas e os conduz ao mar vermelho . Depois de um grande susto o mar vermelho é aberto e o povo se dirige ao deserto, passa quarenta anos em peregrinação. Por que isto? Por que Deus não foi mais direto e conduziu o povo para a terra prometida, por que tanta demora?
Depois de quarenta anos de peregrinação no deserto finalmente Israel já na direção de Josué vai à conquista da terra prometida e tem que enfrentar vários inimigos através de guerra. Mas por que tantos problemas, se Deus já tinha dado a promessa?
Se você analisar bem toda esta história, vai notar que a mesma é cercada de problemas e lutas. Mas, de fato qual foi e qual é a finalidade dos problemas permitidos por Deus. Tantos problemas teve algum objetivo? Evidentemente que sim! Deus pela sua soberania procurou criar no caráter do seu povo.
FÉ CONFIANÇA no Deus todo poderoso. Mostrando que cumpriria as suas promessas. Era para que o povo contemplasse a fidelidade do Senhor com está “Amostra”, provocar fidelidade nos corações.
PROVOCAR TRANSFORMAÇÃO - Deus resolveu periodicamente mudar as atitudes do povo de Israel e tal mudança começaria dentro dos mesmo provocado por grande demonstração de poder.
VISAVA CRIAR SEGURANÇA - Segurança que possuía um Deus poderoso e era por ele amado e mui precioso.
MOSTRAR QUE DEUS ERA GUIA - O Santo guia que procura levar aqueles que o amam a uma felicidade eterna e a uma realização terrena.
REVELAR-SE AO SEU POVO - Acredito que o principal intuito de Deus em toda está história era tornar-se conhecido do seu povo queria se revelar nas situações que surgiram na escravidão, libertação e passagem do mar vermelho e do deserto. Podemos contemplar em todas as situações de Israel que o Senhor Deus estava presente livrando do perigo, alimentando-o, sendo assim gosto de repetir as minhas frases: como saber que o nosso Deus é o Deus que livra, se não houver nenhuma situação com risco? Como saberemos que o nosso Deus é o Deus que supre se não houver nenhuma necessidade? E assim por diante.
Além disto acredito que o exercício da fé no momento de dificuldade fortalece a vida do indivíduo com Deus. A cada situação que o homem passa e obtém o livramento do Senhor ele passa acreditar no mesmo em profundidade.
Tirar do coração do povo as saudades do EGITO. Embora escravo, sofrendo e humilhado. Israel ainda apresenta saudades do Egito e passava a duvidar do Senhor e do seu profeta Moisés.
JÁ NA CONQUISTA o Senhor queria mostrar que independente da aparência e grandeza do povo inimigo Ele estaria com seu povo e que o mesmo deveria perseverar e lutar pelas bênção dadas. Na conquista o que mais chama a atenção é a ordem de Deus para que o seu povo desse uma volta durante sete dias ao redor de Jerico a cidade a ser conquistada. No sétimo dia, sete voltas. Parecia uma coisa sem lógica, sem fundamento algum. Mas, na verdade, o Senhor queria trazer a mensagem de que devemos perseverar naquilo que acreditamos ser da sua vontade; mesmo que isto pareça sem lógica ou absurda.
REGISTRAR NA HISTÓRI DO SEU POVO A AÇÃO DA SUA PODEROSA MÃO - Deus tinha o propósito de registra na história a sua ação. Graças a Deus que tais fatos estão registrados para nossa edificação. O Senhor visava deixar as suas marcas na história e principalmente nos corações , como o Deus da providência. Tais fatos fazia e faz parte do plano de Deus em separar um povo só seu para uso exclusivo. Um povo com história, com mandamentos, pois foi no deserto que o povo de Israel recebe a lei; uma fé histórica que realizou fatos históricos e santidade.
Como os problemas permitidos por Deus Serviram para Israel e a formação do seu caráter, para nós não é diferente. Deus permite problemas para que haja revelação e providência na sua vida. Logo sem batalha não há vitória, sem problemas não há solução. Deus mais do que nunca tem usado os problemas para mudar o caráter das pessoas. Até mesmo fazendo com que os distantes se aproximem dele através da sua palavra. Quero dizer que Moisés só teve um contato profunda com Deus por causa de um problema permitido por Ele. Quero que você perceba que os problemas e dificuldades agem na vida do homem, produzindo no mesmo um grande desejo de conseguir a ajuda de Deus e de descobrir o que está errado em sua vida. Podemos associar os problemas que falamos nesta parte do livro como provações, vejamos alguns versículos que nos falam acerca das provações:
Bem-aventurado o varão que sofre a tentação, porque, quando for aprovado, receberá a coroa da vida., a qual o Senhor tem prometido aos que o amam TIAGO 1;12.
E já vos esquecestes da exortação que argumento convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção de Senhor e não desmaies quando por Ele fores repreendido. Porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção. Deus vos trata como filhos porque, que filho há a quem o pai não corrija? HEBREUS 12:5.7.
“Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos e reservar os injustos...” 11Pedro 2:9
“Mas tu sê sóbrio em tudo sofre as aflições, faz a obra um evangelista, cumpre o teu ministério”11 Tm.4:5
A verdade é que o nosso Deus além de permitir problemas; Ele usa os mesmos como provas para aqueles que o seguem. Mas, ele não permite prova além das nossas forças.” Não veio sobre vos tentação, senão humana: mas fiel é Deus que vos não deixará tentar acima do que podeis, antes com tentação dará também o escape, para que a possais suportar” I cor. 10:13.
Antes de exercermos qualquer cargo ou responsabilidade entre nós homens, é necessário uma prova. Prova esta que inclui conhecimento e pesquisa por parte da empresa da vida e do caráter do homem a ser futuramente escolhido para assumir tais posições. Deus não é diferente! Apesar de ele conhecer todas as coisas é necessário o caráter do ser humano e a sua fé passar por uma prova. Esta também é uma regra bíblica e verdadeira.
Saiba que antes de receber qualquer bênção de Deus o mesmo permitirá situações para que prove o que você realmente quer como também as situações permitidas por Deus servem para prepará-lo para bênção vindoura. E como um treinamento militar que prepara você para conquistar o alvo desejado. Deus quer nos treinar como soldado do Rei para executar a sua obra entre os homens. Para isto Ele pode permitir situações para treinar nossa convicção, tentação para provar a nossa fé, a até barreira pra provar a nossa perseverança.
Quando você perceber que uma luta a qual você está a batalhar é algo permitido por Deus, não murmure ou tente sair da provação, prossiga adiante e nesta prova ganhe nota 10. Agrade aquele que o alistou para guerra. Se você quer participar do pilotão especial de Deus prepare-se para enfrentar provas de maior intensidade do que pessoas que simplesmente treinam como soldados de Deus.
Você deve ter a certeza absoluta que em toda a provação, Deus no final dará o escape. Nenhuma destas batalhas irão vencer o nosso exército, pois Deus é o supremo comandante. As provas de Deus são resultados da aceitação do mesmo e o interesse de nos colocar em melhor posição diante dos homens. Ele é aquele que nos exalta e nos dá a vitória. Por este motivo as murmurações não devem surgir pois representará falta de fé naquele que supre todas as nossas necessidades. A verdade é que Deus está conosco e ninguém ousará ser contra nós, somos de fato mais do que vencedores em Cristo que nos ama. Nada poderá deter o plano de Deus em sua vida, use fé e caminhe rumo ao alvo de Deus a passos largos. Deus é o nosso refúgio e fortaleza a força da nossa vitória. Não olhe para as situações, pois o justo não vive dela, nem do aparente mas, por fé naquele que venceu para nos tornar vencedor.



Comentário sobre os problemas permitidos por Deus





Deus permite os prblemas para nos moldar mas devemos ter o cuidado com os teologos do cangaço que pregam a miseria como a mão de Deus . cancer , aids, doenças degenerativas como a mão de Deus para moldar uma pesssoa. Isto é um exageiro tremendo que se torna uma teologia particular que nunca é usada por estes teologos cangaceiros com seus filhos e parentes . Eles lançam o mal como algo necessario para moldar o carater do homem. Este É UM ERRO FALTAL . ESTA TEOLOGIA FURADA assassina muita gente dizendo que tal enfermidade é fruto da mão de Deus ou que este ou aquele acontecimento vem de Deus . as provas que eu me refiro são dificuldades especificas e não desmonte de uma pessoa em nome da aperfeiçoação.

OS PROBLEMAS PERMITIDOS POR DEUS NÃO É UM DESMONTE DA PESSOA OU DE SUA ESTRUTURA!


texto continua

Nenhum comentário:

Postar um comentário