os problemas e a cultura teologo joilson de assis




OS PROBLEMAS E A CULTURA
teologo joilson de assis


Todo homem tem uma cultura, pois foi educado e cresceu através dela. A cultura diz respeito a ética e conceitos obtidos dentro de um grupo. Costumes, práticas, visão, jeito e crenças fazem parte da cultura objetiva. O que quero me referir não é aquela cultura relacionada à educação, a intelectualidade; mas, sim, ao conjunto de normas éticas obtidas através do convívio de grupo. No relacionamento grupal vai surgindo com o tempo normas que vão se enraizando dentro dos participantes a tal ponto, que passam a fazer parte de sua existência. Cada grupo tem uma cultura própria que se subdivide em sub-culturas, exemplo: O Brasil, com sua cultura se subdivide em diversas culturas. Se você estiver residindo no Rio Grande do sul e viajar para o interior do nordeste notará o que quero realmente dizer.
A verdade é que temos uma cultura neófito e miscigenada. Temos apenas quinhentos anos de história, isto perante países como Japão e Egito é apenas uma pequena porção de suas histórias que tem milhares de anos. Existem culturas que facilitam os aculturados e outras que os destrói. Algumas culturas libertam e fortalecem os seus participantes outras os algemam levando-os à miséria e a vergonha. Culturas pacíficas, moderadas, violentas, medonhas e néscias. O aculturado não tem culpa se está sendo prejudicado por suas crenças e conceitos, pois nasceu nela que se tornou algo emergente em sua vida.
Crendo na bíblia que é a palavra de Deus, posso me renovar pelo meu entendimento. Logo, acredito que não posso tirar fora da minha alma à cultura que nasci se, porém posso aperfeiçoá-la na palavra de Deus, tirando algumas atitudes e acrescentando outras. A IGREJA deve respeitar a cultura até o ponto que mesma respeita a palavra de Deus.
Vamos fazer algumas análises e criticas construtivas para entendermos as verdades de Deus. Devemos analisar TUDO e reter o bem, sendo assim, podemos também procurar nas culturas as coisas boas para ajudar no nosso crescimento como pessoa. Na análise cultural deve-se ter o cuidado de não absorver aquele costume que traz consigo males.
Nossa cultura tem aspectos maravilhosos, mas quero me referir àqueles que são negativos para que os transformemos em positivos para somar com os demais. Em um aspecto geral o brasileiro não dá muito valor a instrução, mas, sim a posse; esquecendo-se que o principal bem do homem é o conhecimento que os mesmos possui. Estudamos pouco e aprendemos a ser sempre subjugados a alguém. Um jovem termina o primeiro grau, no trabalho passa a ganhar dois salários míninos, casa, e por incrível que pareça já se sente realizado e seguro; já não estuda mais e quer com esta pequena renda criar seus filhos e guardar sua velhice. Paramos logo quando encontramos a palavra difícil. Na verdade, tudo na vida é difícil, principalmente o que é muito bom. Muitos transformam o difícil em impossível, porém, toda dificuldade tem que ser vencida em prol do nosso objetivo. Um outro aspecto, que encontramos, é a maneira de olharmos a vida dos nossos companheiros e de encaramos seu sucesso. Devemos olhar a nossa própria vida e recursos; e destes buscar alternativas para melhoramos. Se observarmos muito a vida alheia, perderemos a atenção na nossa. Já constrangi algumas pessoas que sem escrúpulos entram na vida financeira e pessoal como se tivesse direito de especular tal área; isto traz consigo uma cultura mal elaborada.
A mensagem de uma cultura pode ser uma bênção na nossa vida, pode provocar realizações. Um grande exemplo: se olharmos, com olhos de alunos, a sede dos japoneses em saber e ser pessoas preparadas, isso nos abençoará. Uma nação influenciada pela cultura samurai dá uma lição no mundo de trabalho e dedicação ao que faz. A contemplação da cultura judaica vinda dos rabinos pode ser uma das maneiras de Deus abençoar seu povo, o qual facilmente se torna uma potência financeira aonde chega. A cultura de castas da Índia pode ser uma pedra no caminho da evolução econômica, social e espiritual daquela nação. Um povo que não reage a situação e aceita miséria nunca se levantará dela. Na verdade o que muitos precisam não é da quebra de maldições e sim de um melhoramento da sua cultura, da sua visão do mundo. Se pararmos e esperarmos Deus trazer tudo para nós, em nossas casas, estaremos cometendo um grande erro. Na luta, o Senhor nos dará a vitória, como de Jacó no vale de JABOQUE.
A cultura familiar deve ser observada, pois podem abençoar ou amaldiçoar. Se for percebido que a cultura que seus pais passaram para você não te traz edificação e sucesso, peça imediatamente a Deus para moldá-la ou transformá-la rapidamente. Filhos de pais preguiçosos, acomodados, avarentos, coléricos devem pedir ao Senhor transformações. Isto não significa que eles tenham sido maus, talvez influenciados por seus antepassados. Se os filhos destes pais não se aperceberem, imitarão a cultura de seus antepassados. Quero afirmar que às vezes os espíritos usam tais males culturais para destruírem famílias inteiras, derrotando-os um por um, dentro de uma cultura maléfica.
Jesus Cristo o enviado de Deus para nos salvar, quer gerar em nós uma cultura progressista e vitoriosa. Através da palavra Deus, podemos fazer uma auto-análise das nossas culturas e deixar apenas aspectos positivos. Ver as culturas de povos distantes, assimilar e praticar apenas as coisas benéficas deve ser um alvo almejado por todo crente progressista. Quando paramos de aprender morremos; está na análise e no aprendizado o sucesso e a melhor arma de se evitar os problemas. Já na área sentimental a diferença cultural pode representar uma bomba destruidora. É evidente que em qualquer casamento existe a diferença cultural, mas quando a mesma é muito grande pode representar perigo. No relacionamento em julgo desigual surgirão diferenças incríveis e em alguns casos insatisfação com o conjugue. O casamento deve ser: duas culturas primárias que se fundirão em uma, que é a do lar emergente. Seria a mesma coisa de ter dois instrumentos diferentes tocando no mesmo ritmo. São diferentes, mas, tocam os mesmos acordes. O erro maior, é que encontramos instrumentos iguais tocando em ritmos diferentes, trazendo com isso confusão. Com isto, torna-se difícil uma melodia harmônica e a desestruturação vem como resultado desta causa. Como eu não creio na reencarnação o meu alvo é ser feliz hoje, agora e não em uma vida fictícia. A cultura familiar pode abençoar uma criança ou amaldiçoar; e é por este motivo que ela deve ser bem analisada para se perceber falhas para uma correção imediata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário