as nossas emoções e os problemas


AS NOSSAS EMOÇÕES E OS PROBLEMAS
pr. joilson de assis

As emoções são alvos da mídia, da música, filmes, novelas livros, revistas e eventos etc. As emoções mostram-se à alguns como um negócio bastante lucrativo. As pessoas gostam de se emocionarem, da adrenalina que vem das fortes emoções. Não somos robôs, seres sem emoções. A manifestação destes sentimentos estão em todas as partes. Quem já não se emocionou com as supressas do amor na igreja, com as pregações, os louvores e a própria ação do Espirito Santo. No trabalho, com as suas inúmeras dificuldades e realizações. Enfim a manifestação dos sentimentos humano estão em todas as partes.
Os sentimentos do coração produzem ambiente de paz e felicidade ou de uma prisão e amargura. Pode curar algumas doenças psicossomáticas ou produzi-las. O que quero dizer é que as emoções boas produzem no corpo reações benéficas, ao contrário, produzem doenças e diversos males. Os nossos sentimentos foram criados por Deus em um estado de absoluta perfeição; com a queda do homem tal perfeição foi tirada e o desequilíbrio veio. Quando as deformações surgem como uma doença interna atraímos problemas sobre a nossa vida e daqueles que nos cercam. Na verdade muitos são vítimas das suas próprias emoções deformadas.
Este assunto é tão sério que merece uma atenção especial, pois, muitos não percebem tais defeitos que emanam da sua mente. Algumas atitudes que procedem das deformações:
1 - Uma mulher que ama profundamente o seu esposo mas, as suas atitudes o afasta dela. Mesmo com amor que a mesma tem não consegue evitar algumas situações irritantes.
2 - Um pastor dedicado à sua igreja e com suas atitudes esvazia-a . Fica tentando imaginar qual é a causa, quando descobre descarrega todo seu desequilíbrio. É muito triste mas, em uma situação semelhante a esta é difícil chegar até ele para mostrar onde se encontra o erro. E se isto acontecer ele, o pastor, levará para o lado pessoal.
O motivo principal para tal assunto ser analisado e o perigo das deformações alheias nos atingirem e de expormos as nossas emoções. Pois além da mídia, filme, novelas etc. Satanás tenta a todo instante conquistá-la ou deformá-la. Pois as emoções também servem de algemas que prendem as pessoas em situações que aparentemente são banais. As piores algemas que alguém pode conhecer, pois prende o coração. Você que está lendo tal comentário, existe algo que prende suas emoções ? Sim ou não?
Tenha cuidado com os seus sentimentos, pois os mesmos são preciosos para Deus. O homem é formado pelos seu valores, conceitos, caráter, maneiras de encarar as situações e suas emoções. Quando a ultima característica é afetada, o espírito do homem não consegue estabelecer uma boa comunicação e as suas atitudes ficam falhando como uma lâmpada fluorescente defeituosa. O inimigo procura uma porta para entrar, se não existe, ele tentará criar situações. São as más situações que podem quebrar os sentimentos fazendo com que a pessoa se descontrole.
Os demônios procuram corpos para habitar e mentes para o seu controle. A bíblia mostra um grupo deles que se aloja na mente e somente jejum e muitas orações podem expulsá-los. A realidade é que vivemos em um cosmo aonde tem uma inteligência procurando agir, para levar para ás pessoas a realizar a sua vontade. As multidões seguem as suas emoções, se estas emoções estiverem sob o controle deste ser, todos irão obedecer sem reclamar, até com algum prazer.
Alguns exemplos:
A MÚSICA
A música é uma das maneiras mais fortes de atingir os sentimentos humano. Alguém ouvindo uma melodia pode chorar, rir, sentir-se sozinho e carente ou pensar que é o máximo. Para vermos o poder da música imagine: Um parque de diversões com todo os brinquedos mas, sem nenhum som musical. Como ficaria sem graça aqueles brinquedos tidos como os mais divertidos. É incrível o que sons de guitarra, baterias e voz podem provocar nas pessoas e nas suas emoções. Tais acordes mudam até mesmo o ambiente aonde estivermos em verdades próprias.
A música sacra também age na emoção mas, a diferença está onde a mesma nos leva: A TER UMA MAIOR COMUNHÃO COM DEUS. O pior disto é a mistura que está acontecendo. Não falo de ritmos ou estilos, mas da mensagem que esta música passa ao ouvinte. A música que visa louvar ao Senhor traz consigo não somente emoções mas ação do Espírito Santo.
OS FILMES, NOVELAS, TEATRO, também agem nesta área. As pessoas gostam de coisas que façam chorar, rir, se emocionarem. Isto não é errado. O que quero mostrar que por traz de tudo isto, existe uma grande vontade de Satanás em conquistar as suas emoções. Proteja a mesma com todas as forças: não permitindo que nenhuma situação ou problema tragam desequilíbrio.
Para proteger as suas emoções não escute música que traz uma mensagem do mundo ou de perturbação. Cuidado com o lado sentimental, e não escute nenhum orador que ocupe a sua mente e tempo com desabafos sem fundamento. Quando escutamos alguém que contém uma deformação nesta área sem todavia admitirmos tal erro, acabaremos aceitando os seus absurdos como verdades absolutas. Acredito que as palavras com o tempo, trazem aos ouvintes uma forte carga do orador: que se for louco, enlouquecerá o seu auditório. Cuidado com o que ouve e mais ainda com quem te fala. Pois não é o que entra na boca o que contaminam as, o que sai dela pois procede do coração. (Emoções).
Analisar as emoções daqueles que nos dirigem a palavra é uma necessidade, seja qual for a área da vida, analise aquilo que pode mudar qualquer atitude, conceito, opinião. A religião pode, e é mais forte em alguns casos do que qualquer órgão de justiça, queira eles ou não. Se um líder disser que usar relógio é pecado, logo os seus seguidores deixarão de usar e irão ignorar qualquer um que continuar com o seu relógio. Não é a toa que o anticristo em sua manifestação usará este poder para dominar o mundo.
Devemos nos lembrar das seitas que surgem e como um homem LOUCO traz sobre uma coletividade a LOUCURA COLETIVA. Um diz ser Jesus Cristo e acaba dormindo com todas as mulheres e filhas dos seus seguidores sem os mesmos reclamarem. Enfrenta a polícia com armas automáticas matando vários policias e depois, convence os seus seguidores a se suicidarem; a colocarem fogo no local onde estavam reunidos e todos morrem. Tudo isto em nome de Deus com mensagens especiais, que para nós, não passam de estágios psicóticos mas, para ele e seus ouvintes é verdade absoluta.
Estes loucos que se utilizam da fé e da religião conseguem entrar nas mentes, provocando um distúrbio e se fecham lá dentro. Cercam as pessoas com suas afirmações e os enlouquecem. O psicótico mais perigoso não é o violento, o que treme, os que causam medo pelo seu estado de demência mas, os que são e não aparentam ser e os que utilizam de qualquer veículo para levar aos outros a sua própria realidade.
As palavras não têm a sua ação tão rápida quanto a música. A diferença está nas marcas que por elas são deixadas. A música tem a sua ação rápida mas, não tão enraizada quanto as palavras. As marcas das palavras são mais difíceis de ser apagadas do que as da música. Existem mistérios na fala, no conjunto de pensamentos humano que sai pela boca, que não consigo explicar e acho muito difícil alguém com esta capacidade. Sei porém, que devo analisar tudo e reter o bem. E o recado que transmito a você amado leitor é que, se quiser evitar problemas tome conta das suas emoções, não a deixe a mercê de qualquer orador, seja ele quem for! Cuidado com as anestesias das palavras que podem levar a uma demência ou dependência psicológica. Existe traumas provocados por tais ações que nunca, humanamente falando, poderão ser reparadas. Não seja mais uma vítima da boa retórica de alguém. Firme-se na palavra de Deus que não traz mal algum e sim tira o mesmo. Provoca restauração nas mentes e nos corações. As palavras que procedem de Deus produz em nossa vida, edificação e paz e não confusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário