erros que podenos provocar como pais




ERROS QUE PODEMOS PROVOCAR COMO PAIS
pr. joilson de assis

Os pais são autoridades constituídas por Deus. Sua importância é vital para o desenvolvimento social e psicológico de qualquer ser humano. Eles dão amor, segurança e bons exemplos para nova e inexperiente vida. Nenhum pai é perfeito e nunca haverá o tal. A formação do filho depende dos pais cerca de 50% tendo uma parcela para os amigos, formação cultural e caráter próprio.
Porém, existe erros que machucam, marcam e atrapalha a vida dos jovens. Tais defeitos de convívio foram produzidos pelos antecedentes, frutos de outros convívios. A solução não está com os modernistas mas com a busca do conhecimento do propósito de Deus. Admitindo assim que temos tais erros conseguiremos vence-los pelo poder do conhecimento de Deus e do seu Espírito. Vamos ver alguns erros:
IMPÔR SUA VONTADE E VALORES
Provocamos em nossos filhos a ira quando impomos a eles a vontade contida em nosso coração. Contrariamos a Bíblia quando agimos desta maneira pois mesma diz: “Pais, não provoqueis a irá dos vossos filhos...” “Quando queremos que os nosso adolescentes façam os cursos que desejamos, namorem aquele que escolhemos e ache bonito o que achamos, desta maneira o anulamos como pessoa. Quando um pai tenta convencer que tal estilo ou corpo é bonito, não estou falando de uma conversa amiga entre família mas, aquela conversa:
“Pai, que moça bonita! Não filho, é horrível prefiro aquele estilo”.
“Mãe, acho que estou gostando do Jorge”.
“Não quero que você namore com ele, eu o acho desajeitado, prefiro André.
É um grande erro quando os pais sem explicar, impõem a sua vontade, seus valores próprios. Os tais deveriam explicar a causa das suas preferências, respeitando assim a singularidade do seu filho. É invasão de mente, da privacidade quando um pai ditador anuncia a sua preferência já com o tom e imposição de gosto.
Tudo que dá a sensação de prisão mental o resultado será tentativa de libertação. Acredito que isto acontecerá com qualquer ser humano normal independente de sua religião, idade e cultura. Você pode até está preso por alguma ideologia ou algo parecido mas, se este algo não aparentar uma prisão, você não colocará nenhum obstáculo para continuar sua jornada. Um exemplo: Se as ordens dos pais aparentarem ao filho um cárcere, com o tempo o mesmo se libertará dele. É esta a razão porque muitos jovens, filhos de evangélicos, se tornam verdadeiros arruaceiros quando chega a uma determinada idade.
Os nossos filhos não tem que fazer os mesmos cursos, exercer a mesma profissão, achar bonito o que você acha; ELE NÃO É VOCÊ! Deixe ele viver a sua própria vida e não queira viver por ele qualquer momento. Isto porque você não permitiria que ninguém desfrutasse os seus melhores momentos. Se realize como pai nas vitórias pessoais dos seus filhos e não no programa mental que você tentou colocar em sua mente.
Os valores que achamos importantes devem ser expostos aos filhos para que os mesmos analisem. As atitudes contrárias a estes exemplos gerará um caráter rebelde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário