os problemas da igreja - problemas eclesiasticos


PROBLEMAS MINISTERIAIS,problemas que envolvem os ministros e ministerios.

fotos dos meus lideres espirituais pr. galileu oliveira de medeiros e suas esposa missionaeia dione trajano. casal abençoado.http://semeadoresdafe.blogspot.com

OS PROBLEMAS MINISTERIAIS
pr. joilson de assis

O Ministério que vem de Deus, além de ser uma honra, um privilégio, representa também um enorme desafio. O desafio de ser líder em uma massa com diferentes pensamentos e problemas. Esta situação é agravada por falta de condições financeiras e política eclesiástica.
No Ministério existem muitos problemas que poderiam ser evitados, apenas com alguns cuidados. Tal vocação é espinhosa e requer maturidade daqueles que a têm. Um vacilo dentro desta função, o tornará ridicularizado e sem ânimo, mesmo o Seminário com todas as suas disciplinas oferecidas, não nos dá a prática necessária para lidar com o ser humano, apenas uma base.
Tenho por certo que o maior desafio do ministério está no domínio próprio: a capacidade de estabelecer regras próprias e obedecer. Sei que para um líder a boa homilética no púlpito é essencial mas, o que verdadeiramente conta é o convívio com Deus, com os irmãos e as demais lideranças, é exatamente nesta área onde a maioria dos problemas surgem. Todas as nossas são medidas porque são nossos liderados. Já pude ver muitos lideres se embaraçarem, apenas com uma brincadeira, outros com dívidas ou gestos ignorados. O maior desafio para o líder é liderar a si mesmo. A bíblia diz: “Procura apresentar-se aprovado como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” II Tm 2:15. Ser obreiro é zelar pela palavra e se preocupar com a má fama. Vamos ver algumas precauções para se evitar problemas dentro do Ministério:

01 - Tenha cuidado com a política eclesiástica.
O nome política eclesiástica é dado aos partidos que nascem no meio dos ministérios. Este surgimento é normal pois o ser humano é um ser extremamente político. O perigo está no surgimento de partidos fontes que lutem contra a liderança cegamente. São aquelas pessoas que estão sempre contra, mesmo sem razão. Destes grupos podem sair calúnias, rebeliões que podem expôr a liderança ou o Ministério da mesma em particular.
Nesta política infeliz, existe sempre um líder que acaba no lugar do deposto. Isto é triste mas, real. Não estou falando sobre debates e opiniões mas, de uma política satânica, cega, absurda, que pode surgir na sua Igreja ou instituição. Seja qual for o líder ele não pode querer ditar as regras de uma instituição, isto em nome de Deus ou da unidade. Mas não pode deixar solto os liderados pois, alguém pode se rebelar.
Amados líderes abram os olhos e vejam os dias pois são terríveis. A sede pelo poder, cargo, salário, podem se infiltrar em nosso meio e tornar pessoas insatisfeitas, em soldados que irão combater contra o propósito verdadeiro do ministério santo. Devemos saber que mesmo em nosso meio, como liderança, existem pessoas que podem dar lugar a satanás e sua vontade. Tenha cuidado com a política eclesiástica.


02 - Não brinque demais.
Brincar é bom, mas perigoso quando brincamos com a pessoa errada. Pessoas podem usar suas brincadeiras como argumento contra você. Seja alegre, feliz, brinque, mas como se estivesse em um campo de batalha. Muitos poderão ridicularizá-lo com as suas próprias palavras ou achá-lo menino, incapaz etc.
03 - Seja popular, mas não se envolva muito com os liderados. Mantenha a postura não trate de assuntos do ministério com alguém que não seja dele pois, não irão compreender. Não visite e nem aconselhe ninguém sozinho porque, devemos fugir da aparência do mal, não dê carona a uma pessoa do sexo oposto no banco da frente e nem se assente nele, estando sozinho com outra pessoa. Na conversa mantenha sempre cuidado e não entre em questões que não convêm.


04 - Muitos não percebem o desastre que é quando moramos na Igreja ou próximo. Geralmente os pastores que residem assim, são todos os dias sediados por uma multidão em sua casa. Estas pessoas vão à casa do pastor passar o tempo e conversar, isto não é errado, mas pode gerar problemas. Muita gente em sua casa pode invadir a sua privacidade, ver o tratamento com os filhos, mulher. Também vão querer saber dos programas de televisão que ver, o que você come, se a casa está limpa, etc. Isto é terrível, acho pouca ética e perigoso. Não sabemos quem vem á nossa casa e mesmo que os conheçamos, não sabemos as suas reações.
A casa de um homem é o seu palácio, seu retiro para descanso e não um parque de diversões para uma multidão vir se divertir e passar o tempo. Os pastores que permitem tais coisas, logo surgem em suas vidas, fuxicos, conversas maliciosas e pessoas que irão acha-lo incapaz de liderar. A privacidade de um líder é coisa essencial. Proteja o seu lar da invasão, palpites e opiniões. O pastor não tem obrigações de servir de passa tempo para os seus membros.
05 - Não exponha sua vida íntima a ninguém.
Não brigue na frente das pessoas e nem troque indiretas. Você é incapaz de resolver os seus problemas em casa? Se não, lute nesta área para ser feliz. Quando abrimos a nossa vida para palpites e conclusões de outros, não podemos reclamar mais tarde. O fato de uma outra pessoa saber dos nossos problemas, não adiantará. Só vai atrapalhar.
06 - Tenha cuidado com estranhos.
No Ministério qualquer erro, vacilo vale vidas ou complicações. Aos estranhos que chegam até nós, vale apenas analisar as suas atitudes e histórico antes de abrirmos oportunidades para eles. O líder é comparado a um motorista de ônibus, que têm a responsabilidade de conduzir o povo, qualquer erro o desastre virá sobre todos.
07 - Escute aqueles que tem alguma idéia, isto principalmente os mais antigo. Muitas idéias que poderiam ajudar a Igreja e sua jornada são menosprezadas pelos líderes.
08 - Cuidado com a síndrome de Lúcifer. Alguns líderes, depois de anos de Ministério se acham auto-suficiente, todo-poderoso. Não quero fazer draminha. Apenas quero mostrar uma realidade. Há aquele que somente ele que conduz a Igreja. Não aceite co-pastor no ministério, só aceite aqueles que lhes apoiam, os que não, são reduzidos a simples membros. Se Deus levanta um Ministério forte que ganha o reconhecimento da sociedade, logo entra em choque com o “pastor todo-poderoso” pois ele é quem é o pastor, tesoureiro, cantor, evangelista, mestre, apóstolo, estudioso. Isto é triste e não tem nada com Deus e sua obra. Tais ditadores em sua maioria já cometeram algum erro no ministério, por exemplo: Geralmente uma pessoa que promove um golpe no ministério anterior, teme muito de alguém fazer o mesmo com a sua pessoa.
Estes não se preocupam em formar novos líderes pois, o líder é ele. Corta com boas palavras, isto pelo medo de que outro ganhe o carinho do povo. Se você for assim mude de atitude.
Não seja “chato” conversando sobre Deus e a sua obra todo instante. Tudo tem o seu tempo e digo mais, só a nossa presença é uma pregação, quando temos testemunho. Um pastor tem que conhecer o ambiente onde vive, deve conhecer assuntos como: política; saúde; psicologia; economia; conhecimentos gerais.
Particularmente, acho terrível conversar com uma pessoa que em toda conversa, procura pregar. Só falta línguas estranha; tem até aqueles que falam sobre a perseguição do mundo com o verdadeiro crente, amizade entre eles. Como se o irmão estivesse compactuando com o mundo do descrentes. Ser amigo do mundo é aceitar as suas normas e leis. Isto não tem nada a ver com amigos que não são evangélicos, e nem de conversas que podemos ter.
Seja uma pessoa humilde e temente a Deus. Pedindo-lhes sempre sabedoria e poder para enfrentar os dias que nos sobrevirão, pois a Bíblia diz que serão maus.
11 - Não tente criar uma imagem de super-homem, super-pastor, pois não o é e nunca será, se fizer assim, você terá menos exigência e viverá na realidade e não em uma realidade fictícia.
12 - Evite tratamentos carinhosos dados pela esposa, filhos ou parentes perante o público. Na igreja os lideres não devem ser tratados por pseudônimos, pois poderá diminuir a sua autoridade perante os mesmos.
13 - Divida o trabalho responsabilidade entre irmãos de confiança.
14 - Nunca vá de encontro ao sistema. Ele é mais forte do que você! Se não puder com ele, junte-se a ele ou saia. Com isto você estará evitando muitos males.
15 - Não leve para o ministério assunto pessoais, banais, pois poderão se tornar tema para debates e conselhos absurdos comprometendo assim a sua carreira.
16 - cuidado com os hipócritas e fariseus, pois eles poderão exigir coisas da sua pessoa que nem de longe procuram obedecer.
17 - Aceite o ministério que aceita você, analise aquele que te analisa, cuidado com os superficiais e os que tem aquela aparência de bom, procure descobrir o passado da instituição e da sua diretoria e principalmente sua cultura particular.
18 - Existe muitas convenções que procuram pessoas sem personalidade pois, é fácil manipula-las; tais convenções só serve para aqueles que nunca indagam, se você é diferente não participe dela, pois será ridicularizado.
19 -cuidado com os "merecidos", são aqueles que nunca se satisfazem com o que recebem e estão sempre reclamando , reclamando e reclamando. estes são perigosos pois nada que venham a receber de beneficio satisfaz seu ego e seu instinto de serem sempre vitimas, dadinhos.
20 - a falta de humildade compromete qualquer qualidade. cuidados com os " bola cheia " da vida, estes acham que já sabem de tudo e falta a estes a humildade que exige o santo oficio do senhor jesus.
21 - Aos que se dedicam inteiramente ao ministério compete a observação do tempo. sim , o tempo passa e se o obreiro não tiver nenhuma segurança estará a mercer do tempo e da caridade de alguns irmãos. o ministerio exige compromisso então , ele deve ter compromisso financeiro e estrutural com o obreiro. assinar a carteira é o minimo que um ministerio serio pode fazer para garantir a segurança dos seus componentes perante as dificuldades da vida. quem vive no altar deve comer dele é o que a biblia nos diz mas o que encontramos são verdadeiras vidas ministeriais clandestinos e quando os pastoresficam velhos são impiedosamente substituidos por jovens possantes.vejo pastoresvelhos que deram a vida por ministerios e foram colocados de lados por estes em sua felhice. arranjam um defeito , um problemas e aquele que fez tudo nada mais representa.é o capitalismo religioso que não sabe honrar aquilo que não produz, que não dá mais lucro.é preferivel trabalhar secularmente e fazer a obra de Deus do que se dedicar a uma igreja que não se importa com você e ao precisar de um remedio eles se omitem com desculpas esfarrapadas. quetristeza quando alguem descobre que não é QUERIDO MAS APENAS UTIL. é isto que acontece em muitos ministerios capitalistas aonde os seus obreiros ficam velhos e são espulsos por não mais renderem no ministerio.Deus deixou livre a politica humana e esta as vezes é cluel e exclusivista. pastores preidentes cheio da grana, com cofres cheios tendo " pena " de dar um remédio a um obreiro que luta ao seu lado a mesma batalha. abra os olhos , quem não ajuda com pouco nunca ajudará com muito. se não dá pra viver do ministerio vá trabalhar e ganhe a sua estrutura . isto não vai impedir de você fazer o santo trabalho de Deus.esperar , esperar por quem pode ajudar e não ajuda é morrer duas vezes e expor a familia a humilhações e pobreza.
22 - fazer a obra de Deus é cumprir os seus propositos e isto pode ser feito em qualquer area da vida. uma enfermeira poder ser uma missionaria, um medico poder ser um ministro do senhor. quantas vidas foram salvas pelas santas maos de um medico ? é a oportunidade de pregarmos e vivermos Deus. aos pastores compete aadministração da casa de Deus mas se não tiver estrutura não adianta se tornar um pedinte , um esmolé de Deus pedindo recursos , pregando riquezas na pobreza.a estrutura tem que ter se não houver estrutura a vida financeira deve ser vivida independente de igreja , convençoes , pastores etc.

23 - os pastores deven reciclar suas informações e estudar para não parar no tempo e no espaço.

24 - cuidado com fanatismo , crendisses de grupos religiosos. estes conceitos são desastrosos e causam muitos traumas.a igreja radical acreditava no passado que era pecado jogar bola e com este conceitos os filhos dos pastores componentes desta igreja eram impedidos de jogar bola. não brincavam de bola , de boneca ,não assistiam televisão e muitas outras coisas que hoje a mesma igreja acha comum e todos praticam. mas os filhos daqueles pastores cresceram traumatizados com atitudes radiais como estas . evite problema, evite ministerios e igrejas que você acha radical nos custumes humanos e os transformam em vontade soberana de Deus.você que tem vontade de servir a Deus no ministerio aja com cautela , sem desespero nem agonia. pois existe verdadeiros ministerios bombas que sugam o maximo possivel e não dá nada em troca. desqualificam o obreiro necessitado e valorizam os estruturados para obter vantagens.os criterios lógicos protegem tanto o obreiro quanto o ministerio evitando agonias e desfeche na justiça comum.



25 - fazer a obra de Deus, ser canal de benção é a coisa mais linda e maravilhosa que existe nesta terra.Mas como tudo na vida exige cuidados e atenção esta área também tem os seus problemas. tenha cuidados com os INQUISITORES . quem são eles ? são aqueles que lucram mais com os pecados alheios do que da sua própria santidade. quando um pastor peca , erra , principalente na área sexual logo surgem estes inquisitores de plantão. em nome da santidade eles retiram o pecador e ficam com toda estrutura por ele criada.é verdade que temos que viver em santidade e se a igreja tem problemas , o lider pode ser substituido, e na maioria dos casos isto acontece até de uma forma dramática. mas me refiro a alguns que acustumaram a esta prática " sagrada" E LUCRATIVA. houve uma suspeita de adulterio, logo surge os santos urubus atraz de salvar a igreja .eles se colocam como salvadores e tomam templos e toda estrutura construida pelo pecador. que bom né ?conheço alguns destes urubus santos que procuram uma falha e logo assume em nome de Deus a estrutura do pecador. um deles tomou um igreja em minha cidade, um igreja que o amado irmão passou 14 anos contruindo, um espaço inorme de grande estrutura. logo o verdadeiro e santo irmão fez amizade e foi para a igreja do pobre coitado. em menos de dois meses ele levantou a tese que o templo não podia estar escrito no nome do irmão que sozinho o construiu, colocou os poucos irmão contra o presbitero contrutor e ... tomou a igreja colocando a escritura do terreno aonde estava o templo em nome de um ministerio de uma amigo seu. neste caso não foi preciso nem pecado só um vacilo do irmão construtor.já ví pastores tomarem a frente de uma obra porque a filha do dirigente perdeu a vingidade e todos souberam, então logo veio a tese de vergonha e todos da congregação entraram nesta onda idiologica.veja como agem estes urubus santos, como são sorrateiros e se infiltram na congregação para derrubar . conversando com um deste percebi como a moral dele é elevada para prejudicar os outros mas com sua familia e filhgos é extremamente compreensivos e tolerantes.PASTORES QUE SE DEDICAM A OBRA E TODA A SUA VIDA FOI DEDICADA A UM MINISTERIO, AS VEZES INDEPENDENTE , SÃO TIRADOS VERGONHOSAMENTE POR CALUNIAS ABSURDAS E AS VEZES POR PECADO MESMO.Neste ponto o ministerio não oferece nenhuma segurança e ao menor sinal de pecado , o pecador vale menos que esterco, ninguém fala em recuperação ou coisa parecida , o que todos querem é apedrejar e destituir o pecador. já ví casos de pastores que ao pecarem ficaram sem nada repentinamente e quando este foi trabalhar irmãos foram em seu trabalho denuncia-lo ao patrão não cristão. a perseguição teve efeito e isto ocorreu com mais dois empregos seus. existe uma sede, não cristã, em alguns ministerios e igrejas, que só se satisfaz quando um lider seu que errou morrer , sofrer etc.será que a igreja é o unico exercito que mata os seus soldados feridos ? será !
prevendo que todos são faliveis e podem pecar , errar ou ser caluniado e que os ministerios são falhos, os obreiros devem ter a sua própria estrutura para que em uma falha ou golpe ele não fique em plena miseria. veja esta outra história: um pastor dirigia uma igreja na cidade de ... a anos sem receber ordenado ou qualquer outra especie de ajuda. ele vai ao ministério que era muito grande e pede para trabalhar na prefeitura já que o ministerio nunca deu nada a ele. evidentemente que os pastores responaveis pelo grande ministerio permitiu, afinal não iria custar nada à eles. o querido pastor passou a ser secretario de ação social do prefeito e ganhar um salario mínimo. mas chegou a campanha politica e o pastor demostrou apoio ao prefeito seu patrão. escandalizados porque o pastor estava metido com " coisas do diabo" ativaram a convenção que veio como juiz e retirou com mão de ferro o querido pastor. observação: o presidente da convenção tinha um irmão canidato a ser prefeito em um cidade no Estado da paraiba e até brigou por ele mas executou o pastor da cidade pequena por causa da politica.no lugar do pastor retirado veio outro ganhando dois salarios minimos da convenção, mas mesmo ordenado com um salario ele não aguentou o tranco e foi embora. atualmente a igreja se encontra quase abandonada tendo três ou quatro membros.Veja a segurança que um ministro tem!

26 - Cuidado com as pragas grupais. há poder nas palavras e muitos grupos religiosos custumam amaldiçoar os que os abandonam , jogam praga e até vibram quando algum ataque ou assidente acontece com aqueles que os contradizeram. são os cristãos cangaceiros. ele desejam o mal por motivos banais e em nome de Deus esplaguejam qualquer um que não os agradar.satan veio a jesus e pediu a ele a vida de pedro mas o senhor não deu. jesus disse que ele veio salvar os homens e não destrui-los quando foi encentivado a rogar fogo do céu para queimar os samaritanos. baseiadosa em versiculos mal compreendidos eles desejam o mal e pedem para Deus matar , colocar na cova , dar um doença em seus desafetos . A este compete o abandono pois se você os contradizer em qualquer coisas logo suas linguas entram em ação para amaldiçoar.( veja os problemas e a religião ) a grupos agressivos como estes não devemos participar. geralmente são ex prostitutos, ladrões, viciados condenando os outros por besteiras enquanto os seus muitos e terríveis pecados se esqueceram e nunca desejaram punição.um dos exemplos é o maniaco do parque que foi acusado de ter matado 19 mulheres mas depois de sua conversão exigiu que o pai de uma de suas muitas vitimas o perdoasse. com a recusa do pai ele ameça a mão de Deus sobre ele .seráque Deus perdou o assasinato de 19 mulheres estrupadas e estranguladas e não perdoaria um pai que não consegue perdoar ? Desta forma é o comportamento de algus religiosos que detonam os outros mas esquecem de suas própria miserias passadas. desejam que uma moça que perdeu a vingidade seja punida pelo seu pecado com doenças etc. mas esquecem que eram aduteros , prostitutos , ladrões e alguns passavam deste curriculum vitae. é a justiça dos homens é um trapo de imundicia mesmo.

27 - procure gerar e viver em um ambiente de amizade e paz . sem exageros e sem radicalismos . viva a vida pois a falta de atenção é gerada por atenção demais em uma outra área.

28- O SER HUMANO NÃO DEIXA DE SER HUMANO QUANDO PASSA PARA A RELIGIÃO , PARA O MINISTÉRIOS.Aqueles que divinificam a si mesmo ou aos outros no ministerio estão caminhando para uma grande decepção. cuidado, o ser humano é humano em todas as áreas da vida , a divinificação as vezes é só imbuste , propaganda pessoal de sua própria justiça e capacidade. o homem dominará em todas as áreas da vida com seus defeitos e qualidade. ninguém tira os seus defeitos para governar , ele terá que levar as duas áreas de sua vida para onde for.Alguns pregam muito o eu mas na vida não há ninguem forte , existe sim , aqueles que escapam." não , mas ele é uma benção , é um grande servo de Deus ." Todas as qualidades de um ser humano não são suficiente para torna-lo divino . Só Deus deve ser honrado sem reservas, a todo ser humano a honra deve ter reserva e critérios.





29- A TOLERANCIA - A tolerância escrita em Romanos 14 nos leva a crer que sem a tolerância não viveremos com ninguem e não haverá grupo pois todos nós temos alguma razão de ignorarmos o nosso irmão por algum motivo.Sempre haverá algo a ser criticado em nossos companheiros de estrada , de mionistério , e na maioria das vezes estasfalhas são reais e os erros verdadeiros. mas fazer o que ? Temos também os nossos erros , as nossa falhas que as vezes são terríveis. A pergunta do Apostolo Paulo ecoa : Por que julgas o servo alheio ? para o seu Senhor ele está em pé ou caido mas estará em pé pois poderoso é o SENHOR para o firmar. Se não houver alguma tolerância não haverá grupo algum pois todos nós temos queixas um dos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário