OS PROBLEMAS PROVOCADOS POR OUTRAS PESSOAS

não adianta chorar viu !






OS PROBLEMAS PROVOCADOS POR OUTRAS PESSOAS
pr. joilson de assis ( clic o item :postagens mais antigas para virar a pagina)

Todos nós sabemos que uma pessoa pode causar a felicidade ou infelicidade de alguém. Mas ,nos parece bem nítido que uma grande parte destas pessoas não visa a nossa felicidade e sim a delas próprias, para isto atropelam tudo e todos que tiverem em sua frente. É triste, mas é uma grande realidade bem presente em nossos dias. A Bíblia fala algo sobre este assunto? A Bíblia está cheia de exemplo de homens atingidos pelas atitudes de outrem, e os casos apresentados pelas escrituras são exemplos vivos para cada um de NÓS, para que os mesmos males não nos atinjam alguns casos:
ABEL prejudicado por Caim, quando o mesmo por inveja o mata. Foi o primeiro homicídio entre nós.
SARA foi atingida pela rixa da sua escrava e humilhação imposta pela mesma, quando teve um filho com seu esposo Abraão.
JACÓ sofre por amor a Raquel e por ela trabalha quatorze anos. Foi enganado pelo seu sogro Labão, perseverou e obteve a vitória.
JOSÉ que foi vendido por seus irmãos separado do seu pai, preso GN.37
MOISÉS teve a oposição feita por faraó as ordens de Deus transmitidas por ele; pela incredulidade que o povo de Israel sofreu. O povo antes, durante e depois deu muito trabalho ao grande líder Moisés.


PROFETA DESTRUÍDO PELO LEÃO ( Não encontraram registros do nome deste profeta) - Este profeta tinha uma missão a realizar e o mesmo levava consigo uma ordem de Deus para que não parasse em nenhum lugar. Um profeta velho cujo nome a Bíblia não revela, usou do nome PROFETA e fez com que o profeta missionário ficasse em sua casa; Desobedecendo a Deus quando o mesmo saiu, um leão o comeu.
SANSÃO - Um grande homem de Deus , o 13º juiz de Israel que obtia enorme força quando o Espírito de Deus se movia nele, foi traído por uma mulher filistéia por nome Dalila, que descobriu sua força e a destruiu, foi preso e escravizado pelos filisteus.
a humilhação, a desgraça veio sobre Sansão em nome e forma de uma mulher chamada DALILA.

É, parece que muitas pessoas foram atingidas por outras. Será que isto mudou? Será que não há em nossos dias mais traição inveja, engano, perseguição por causa da missão de Deus? Na verdade os personagens mudam mas o roteiro do filme continua o mesmo. Destes casos particularmente defino o de José do Egito o mais profundo e doloroso de todos. Coloque-se no lugar dele e tente sentir o que nosso irmão sentiu. A Bíblia não relata mas com certeza muitas lágrimas rolaram do seu rosto antes da sua vitória.
José era um filho amado pelo seu pai, de repente o ódio e inveja dos irmãos o separa do mesmo, isto de uma forma desonrosa com muita dor. Vendido como escravo, vai para o Egito e lá com o apoio de Deus José prospera. Adquire respeito e confiança. É, os problemas do nosso amado irmão parecia ter chegado ao fim, mas, não chegou! Surge de repente, como uma armadilha de Satanás a mulher de Potifar que tenta seduzir José e convencê-lo a pecar. Ele podia ter tido algo com aquela mulher, certamente ninguém iria saber e além disso a mesma podia elogiar os seus trabalhos perante o esposo. O nosso amado irmão recusou-se trair a confiança de Deus e do dono daquela casa. A obediência de José a seu Deus aparentemente o prejudicou, caluniado pela esposa de Potifar acabou encarcerado.
Parece novamente que tudo se inicia. Mas na prisão Deus foi com José e a história prossegue até a vitória triunfante sobre todos os seus problemas, com a interpretação do sonho de Faraó. Lanço pela 2ª vez um desafio para sua imaginação: coloque-se no lugar dele e imagine seu sofrimento. Os culpados pelo sofrimento e desgraça de José no princípio da sua história eram dignos de morte. Todavia recebem o seu perdão e gozam com ele dos benefícios de sua vitória.
Toda história do amado José relatada na Bíblia Sagrada nos mostra que é possível alguém a quem Deus ama traçou um plano para sua vida, passar por lutas e tribulações. Toda história que vimos relatada de uma forma muito sucinta. É como se nós contemplássemos todo decorrer dos fatos de uma aeronave, sem muitas possibilidades de percebermos os detalhes. Hoje, José está incluído na galeria dos heróis da fé em Hebreus 11. Mas, será que ele venceu pela sua própria força? O sofrimento de José representa o abandono de Deus ou falta de sua fé? A resposta é NÃO! Deus não tinha abandonado José nem mesmo faltava fé e obediência em sua vida, Deus estava com ele, dando-lhe prosperidade em todas as coisas que realizava.
Quando temos fé nada impede a nossa bênção e quando satanás pensa que venceu a nossa vitória virá! Lembre-se: quando confiamos em Deus e nele depositamos toda a nossa fé nada e ninguém por mais que nos odeie e queira o nosso mal trabalhando em oposição a nossa felicidade, pode de fato atrapalhar o propósito de Deus em nós. Pense comigo, se José não fosse vendido como escravo e nada do que aconteceu acontecesse, ele continuaria sendo um Simples José. Mas, como ele tinha a promessa, Deus resolve executar sua palavra de uma forma diferente em sua vida, para colocá-lo em eminência.
Deus permite em nossa vida, em muitos casos, o surgimento de tribulações, problemas para que através deles molde o nosso caráter e nos dê a bênção. Ninguém ganha um cargo sem um teste antes ou mesmo na escola , só passamos de ano nos submetendo a um teste. Será que com Deus é diferente? Para que servem as provações? As mesmas servem para nos preparar para bênção futura. Para que, quando a mesma chegue não a menosprezemos, sem sabermos o valor a joguemos fora. Saiba que Deus não te dará a benção até que esteja preparado para recebe-la. Devemos saber que Deus é um ser pessoal e todo poderoso, auto suficiente que se “preocupa” com a sua felicidade mais do que você mesmo. A diferença entre o nosso Deus e os demais é que o nosso é vivo e trabalha em prol da felicidade daqueles que Nele depositam a sua fé. Isaías 64:4
existem tantos males que alguém pode provocar a outro, inclusive você. Alguma vez já parou para pensar que você pode ter prejudicado alguém algum dia? É bastante triste quando um ser igualzinho a você lhe usa e depois disto joga fora como um copo descartável, sem nenhum valor e nem utilidade. Esquece que este ser tem sentimentos, tem coração que pode ser ferido, isto com muita dor. Isto já lhe aconteceu? Tem algumas pessoas que não respeitam os sentimentos dos outros, e não estão nem um pouco preocupados com as suas palavras e atitudes grosseiras que machucam.
Hoje, multidões caminham feridas por dentro porque alguém as atingiu sentimentalmente. Seja um casamento mal elaborado, um divórcio, ou até mesmo o fim de um noivado ou namoro. Os males que em um convívio sentimental a dois pode surgir são incalculáveis e em alguns casos muito complicados. Psicólogos de todo mundo se ocupam na procura de soluções para milhares de pessoas afetadas sentimentalmente. Tais problemas surgem em sua maioria por infiltração de terceiros no relacionamento.
Por mais que um homem seja forte, ativo e decidido em seu íntimo existe um lugar muito frágil . Seja onde for, no Brasil ou do outro lado do planeta sempre tem alguém prejudicando outro. Sofrimentos e lágrimas são derramados diariamente. Digo isto não para fazer drama mas, para mostrar que todos estão sujeitos a serem atingidos pela malícia, nescidez ou ganância. No trabalho o convívio com os amigos tem trazido problemas enormes para várias pessoas. De um lado, aqueles que querem agradar demais os seus superiores e para isto passam por cima de qualquer um que na sua opinião esteja lhe atrapalhando, do outro, encontramos pessoas que não concordam com o nosso jeito de ser ou mesmo não vai com a nossa cara. Nem sempre o amigo que todos os dias bate em nossas costas é de verdade. Não sei se você concorda comigo mas ser amigo somente de “bom dia e boa noite” é fácil mas, quando o convívio vem tudo e todos se transformam.
A família é atualmente uma incubadora de problemas que produz em larga escala. Problemas entre os conjugues; Falta de confiança, desamor, diferença de temperamentos, cultura, sexo etc. O esposo por sua irresponsabilidade pode tornar a vida da sua companheira um inferno e também a esposa; a falta de respeito seguido de perto pela falta de perdão e compromisso são na verdade um salitre que corre como uma maldição as colunas da sociedade conjugal e familiar. A família é a base da sociedade e a realização concreta de qualquer ser humano na área de afeto e companheirismo! Muitos se esquecem que seus conjugues são pessoas que pensam ver, analisa e tira suas próprias conclusões queiramos ou não isto acontece.
Os problemas que são produzidos no seio da família podem se encaixar no tópico em que estamos estudando que é: Os problemas provocados por outras pessoas. Mas também podem se encaixar totalmente no próximo tópico a ser estudado: Os problemas provocados pelos nossos próprios erros. Por isto devemos nos lembrar que o nosso conjugue não é um ROBÔ que obedece a você e a mim em um simples apertar de botão. Saiba que o mesmo tem uma opinião formada acerca das suas atitudes. Responda-me: Qual a opinião que a sua esposa tem da sua pessoa?
Os filhos são uma espécie de fotografia interior dos Pais ou de suas atitudes néscias ou sábias. Vale apenas dizer que esta fotografia não é do aparente, do externo, mas do íntimo, do convívio no lar, da vida conjugal, da atenção ou pouco caso com a família etc. Tal situação pode ser alterada pelo poder do Senhor Jesus Cristo mas esta é regra base. Por este motivo muitos filhos de evangélicos mais parecem desequilibrados sem respeito e nem temor a Deus. Será que o pai deu um bom exemplo em seu lar? Sabemos que em toda regra tem uma exceção mas, que tal efeito é provocado em sua maioria pela causa relatada.
Os filhos estão constantemente observando as atividades dos pais em relação a todas as coisas . No trabalho, na ira, na alegria, bonança, tribulação. Quando o filho cresce e se deparar com as mesmas situações que observou o pai e resolver, certamente agirá com o mesmo procedimento do Pai ou bastante parecido. Se o pai resolve os seus problemas com violência, eles, os filhos, também resolverão; e assim por diante. Temor; brutalidade, nescidez, temperança, descontrole, incapacidade e psicoses podem ser transmitidos com enorme facilidade para os filhos, um exemplo: e quando o pai se enfurece com o filho chama um “Palavrão”, quando o filho crescer e tiver um problema com ele vai chamar também, parece-me que um filho é um terreno onde plantamos sementes boas ou más.
A solução para um lar problemático seria o amor mútuo e o respeito entre os seus componentes. Respeito recebe, quem o tem! Respeitar os filhos e conjugue, não se afastar deles, mas tratá-los como seres que merecem toda a nossa atenção e consideração. Ainda que a sua felicidade conjugal e familiar seja um alvo muito almejado por Satanás; Não o deixe destruir a sua vida, lute pela sua felicidade. Se o seu esposo bebe e é viciado na bebida ou qualquer outro vício, lute para o ajudar, porque ele precisa mais de sua ajuda do que de suas críticas e abominações. Algo o prende, tente soltar aquele que te ama. Uma outra mulher o envolve, tente despertá-lo desta ilusão não permita que ninguém destrua a sua felicidade.
Quero repetir algo que escrevi no meu 1º trabalho escrito: Nas chamas do avivamento: Porque nos preocuparmos tanto com a escolha e relaxamos no convívio. Se a sua esposa o despreza, não vai adiantar nada ir para as orgias da vida: use a sua fé e enfrente o que a esta impulsionando. Talvez não seja ela que esteja fazendo isto com você, mas Satanás nela ou nele tentando destruir vocês juntos. E mesmo se o efeito estiver na pessoa, Deus tem poder para transformar a mesma. Você crer? Se acredita que Deus pode realizar uma obra em seu favor não faça nada que possa anular tal ação Divina. Não procure tomar decisões precipitadas mas lute por sua felicidade, isto mesmo que o seu companheiro não queira: Lute com as FORÇAS DO DEUS PESSOAL, COM A FÉ QUE VENCE OS PROBLEMAS, QUE ANULA A MÁ VONTADE E INVEJA DOS OUTROS. Não importa se o mundo inteiro está contra você, importa sim, que Deus está ao teu lado para lhe ajudar. Não permita que ninguém destrua a felicidade do seu lar. Seja maus amigos dos filhos inveja ou má vontade. Também não deixe que os seus familiares influenciem a sua vida, pois, deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá a sua esposa e serão uma só carne. GN.2:4. Palpites opiniões constantes poderão tornar a vida a dois um inferno. Não deixe acontecer tal coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário