O CONTROLE DAS EMOÇÕES E O SUCESSO



AS VEZES NÃO DÁ PRA CONTROLAR





MANTER O CONTROLE É MUITO DIFICIL PERANTE ESTA VIDA LOUCA



O CONTROLE DAS EMOÇÕES E O SUCESSO
TEOLOGO Joilson de Assis silva

Seja em um lutador de box, empresário, estudante, pastor, etc. O equilíbrio emocional é uma das principais razões do sucesso. O equilíbrio emocional ou como a Bíblia apresenta: O DOMÍNIO PRÓPRIO; Que é a capacidade da auto disciplina. É a capacidade de controlar as suas emoções evitando assim que o descontrole atrapalhe qualquer situação.
O domínio próprio age naquelas situações onde mesmo atingido por alguém não podemos de maneira alguma revidar, pois iria nos trazer males piores! A ira cresce, mas o que fazer? Liberá-la, e os males que virão como resultado? A solução está no domínio próprio através do poder do Espírito Santo. O controle das emoções não somente impede que as nossas alterações emocionais nos atrapalhem mas, que as deformações alheias não nos atinja. Pois a resposta branda desvia o furor mas a palavra dura sucinta ira. Prov. 15:1. Sendo assim até em uma resposta por mais simples que seja tem que ser com equilíbrio.
Um certo dia uma pessoa com o seu carro veio buscar em uma pequena indústria uma embalagem com algumas peças. Existia ao lado da indústria uma casa de um senhor de idade que alugara e passou a morar na garagem da mesma. Ele não possuía carro, só residia na garagem. O motorista na pressa de pegar a sua encomenda procurou estacionar na frente da garagem, isto por poucos minutos. O ancião saiu com palavras fortes de advertência. Dizia ele para que se retirasse imediatamente o carro se não atiraria nos pneus. O proprietário do carro alterou-se e recusou a tirar o seu carro, saiu e foi pegar a embalagem. Quando voltou, viu aquele velho magro e de aparência cansada, com uma arma em suas mãos que não fez mais ameaças, atirou várias vezes contra o seu tórax, matando-o imediatamente. Depois desta tragédia com um pai de família, o morador escondeu-se dentro de casa, de lá, enfrentou a polícia e quando viu que não poderia prevalecer, se despediu da esposa e suicidou-se. Que coisa terrível, não é?
Na área das emoções devemos tratar às pessoas estranhas com reservas e cautela. Não devemos brincar ou duvidar da explosão emocional dos outros e até mesmo nossa. Seja experiente, fuja do choque emocional com quem quer que seja, não subestimando nenhuma manifestação de sentimento. Tenha cuidado com os seus, sabendo porém, que na situação de descontrole você pode agir como um animal irracional e colocar anos de trabalho e dedicação no LIXO das deformações agudas. Trate todas as pessoas com reservas até que as conheça em profundidade.

O SER HUMANO É UMA FERA QUE NÃO CONHECE A SI MESMO. REPENTINAMENTE ELA PODERÁ SE TRANSFORMAR DE UM GATINHO INOFENCIVEL A UM LÃO DEVORADOR. A OCASIÃO É QUEM FAZ A FERA.

Um comentário:

  1. Gostei, vou utilizar esta ilustração ao falar sobre ira e domínio próprio.
    Valeu!

    ResponderExcluir