A NECESSIDADE DE ESTRUTURAR A NOSSA VIDA




A NECESSIDADE DE ESTRUTURARMOS A NOSSA VIDA
TEOLOGO JOILSON DE ASSIS HTTP://EVITARPROBLEMAS2.BLOGSPOT.COM


“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as práticas, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; e desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e as não cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.
... “E foi grande a sua queda.” MT. 7:24,25
Para começar quero dizer que fazer as coisas mal feitas é pior que não fazer nada; Pois quando você não faz nada dificilmente terá prejuízo, mas as coisas mal feitas, mal acabadas sempre darão prejuízos. A luz deste versículo nos traz várias revelações, tanto sobre o praticar da palavra, como sobre a estrutura que o homem sábio sempre busca. As conseqüências de uma boa estrutura é segurança, estabilidade. As conseqüências de atitudes néscias e sem estruturas é inevitavelmente a queda, o prejuízo e o sofrimento. Tudo na vida deve ser estruturado; A vida emocional, espiritual, financeira, ideológica, religiosa, etc. enfim, tudo nosso em nós deve ser estruturado. O néscio não busca a rocha, não se preocupa com o futuro da sua edificação. Coisas feitas sem estrutura, o próprio tempo se encarregará em destruir. Procure a estrutura, não fique a mercê do tempo.
A situação financeira do nosso país não é desculpa para estarmos sempre na lama financeira. CRISE me mostre um tempo sem crise, onde todos tinham dinheiro e não existia o pobre. Havia Crise no império logo no início quando começou a monarquia no Brasil, crise quando a monarquia saiu de ordem, crise no regime militar, nas revoluções no sistema presidencial, quando passamos a eleger através do voto o nosso presidente; Crise com Collor de Mello, Itamar Franco, Fernando Henrique, com... O mundo sempre estará em crise, dificuldades de organização financeira. Se formos entrar nesta onda, nunca teremos nada e nem seremos nada. Existe a crise? Sim. Mas, isto não impedirá a minha vitória em Cristo Jesus.
Se estruturarmos a nossa vida teremos segurança em tempos de instabilidades. Isto não significa que ficaremos ricos, mas que teremos uma estrutura financeira que garantirá o nosso bem estar. Será que em tempo de crise não se vende carros novos? Será que nestes tempos ninguém come bem, nem anda bem vestido? Se você está em crise agora; vá ao supermercado e comece a observar as pessoas fazendo compras; você notará que sempre tem aqueles que superlotam a porta mala do seu carro de comida; e a crise para eles não existe? A verdade é que estes estão mais estruturados que você. Quando eles passarem necessidades, os desestruturados estarão mortos de fome. A verdade é que independente do sistema, sempre tem pessoas que se adaptaram a ele e são bem sucedidas. Desde o início da raça humana é assim, não é agora que isso será mudado. Na época do escambo, na época do poder da coroa e dos títulos de nobreza, nos dias do aço e da guerra, nos dias dos grandes impérios, sistemas e reis, da pólvora, da descoberta da mecânica, etc. sempre houve pessoas bem sucedidas e pessoas desestruturadas passando dificuldades. Jesus nos dá sabedoria para estarmos sempre preparados para enfrentar “o vento, as chuvas, enxurradas dos rios” e eles não destruíram a nossa casa. Temos que ser radicais nesta área, pois ela é radical conosco. Exemplo: Se tem alguém no hospital morrendo e a família não tem dinheiro para pagar o tratamento, ele certamente morrerá. Quer coisa mais radical que esta? O mundo trata as pessoas pelo que elas têm e não pelo que elas são. Isto nunca (Humanamente falando) mudará.
Faço uma pergunta, responda de imediato: QUEM É QUE DEUS AMA MAIS, O RICO EM SUA POUSADA CASA COM TODA SUA MORDOMIA OU O POBRE DEBAIXO DA PONTE PASSANDO FOME E VENDO SEUS FILHOPS NA MISÉRIA? Minha resposta é: Deus ama a todos de igual maneira. O fato de estar o rico e o pobre em situações diferentes não vem de Deus, são conseqüências de diversas ações; pois tudo que o homem plantar isto ceifará. Uma benção chama outra benção e um abismo chama outro abismo. Estruture a sua vida e você se encontrará na posição de benção chamando benção.
“ou qual é o rei eu, indo à guerra a pelejar contra outro rei, não se assenta primeiro a tomar conselho sobre se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil? Doutra maneira, estando o outro ainda longe, manda embaixadores, e pede condições de paz” Lucas 14:31,32.
Nestes versículos podemos ver um rei sábio que antes de ir para guerra: pára, pensa, consulta os conselheiros e sábios para finalmente tomar uma decisão. A situação daquele rei era difícil e as condições precárias, pois estava com a metade de número de guerreiros do adversário. Antes de tomarmos qualquer decisão temos que parar, pensa orar e analisar bem. A vida financeira também é assim, se fizermos tudo que vier na nossa cabeça certamente sofreremos. Temos que ser analíticos e agirmos logicamente. Se queremos algo vamos a busca, porém, com muito cuidado.
Fazer as coisas sem planejamento é tolice. Os projetos não anulam o poder de Deus e nem a ação do Espírito Santo em sua vida. Anula sim o desastre e a perturbação. Consultar os conselheiros ou sábios é importantíssimo, pois cada área da sua vida tem um sábio que pode orientá-lo. Nescidez é pensarmos que somos sábios e auto suficientes. Temos que seguir o nosso caminho sempre bem orientado. Portanto, fica este recado para todos. Parar e pensar antes de agir não é perder tempo, mas sim ganhar tranqüilidade e firmeza naquilo que fará. Quando analisar lago não se esqueça de gerar um equilíbrio entre os pros e os contra, pois dependendo da nossa vontade temos a tendência de anular um ou outro para realizarmos o nosso desejo.
“Pedi, e dar-se-vos-á. Buscai, e encontrarei, batei e abri-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e o que busca, encontra; e, ao que bate se abre”. Mt. 7:7,8.
Quem busca encontra. Se você busca alternativas com certeza as encontrará! Mas, alguém pode me dizer: “Eu busquei mas, não encontrei”. Se buscou e não encontrou foi porque buscou de uma maneira errada. A lei de Deus nos diz que quem buscar encontrará, quem pede recebe e quem bate se abre. Quando estou atrás de algum projeto financeiro me personifico como um caçador que sai atrás de sua caça rara. Quando estou atrás de minha caça procuro olhar tudo, e quando encontro não a deixo escapar.
Estabeleça planos e metas, procure ter sempre alvos financeiros e estude as melhores maneiras para conseguir êxito na busca do sonho almejado.
“Bebe a água da tua cisterna, e das correntes do teu poço”. Prov. 5:15.
Este versículo pode ser plenamente usado acerca da vida conjugal e da fidelidade do homem para com sua esposa. Porém, quero usá-lo como introdução de filosofia bíblica importantíssima. O poço, devido a posição geográfica e climática de Israel, era de grande importância para todo povo. Os patriarcas da tribo sempre procuravam cavar um poço para sustento da mesma. O homem sempre buscava na escavação de um poço segurança e estabilidade; e existiam aqueles que passavam anos, muitos anos cavando seu próprio poço, para obter usa própria água e não ser dependente dos outros. Geralmente, hoje em Israel tal filosofia permanece, e os poços continuam sendo fonte de prosperidade e estabilidade. Hoje na maiorias dos casos os poços são cavados nas pedras ou ao lado delas. Cavar poço na pedra é muito difícil, mas, eles cavam. Acredito se o nordeste estivesse nas mãos dos judeus que hoje possuem umas das agriculturas mais desenvolvidas do mundo, os nordestinos não estariam passando fome e esperando pela chuva.
Na área da busca de recursos devemos ser um cavador de poços. Devemos cavar a nossa própria fonte para não dependermos das fontes dos outros e nem estarmos a mercê do tempo. Não adianta querer ter um grande e bonito jardim com um poço muito pequeno, pois se fizermos assim a decepção será muito grande. O melhor é termos mais fontes do que jardim. Pessoas que querem ter muito conforto, casa bonita, carro, etc. com apenas um salário mínimo, estará trucidando a sua alma e levando a sua mente a perturbação. Um grande erro que cometemos é querer aguar um grande jardim com um pequenino poço. Seja claro com você mesmo, e só gaste aquilo que realmente puder. Se ganhar 100 só gaste 70 e guarde o resto para cavar um poço. Alguém pode me dizer. “Isto não faço, é muito difícil”. Ser bem sucedido e próspero não é fácil, pois se fosse todos seriam. A cavação de um poço deve ser o seu principal alvo e gasto. Para cavar uma fonte você deve saber que é preciso começar, se não for dado o primeiro passo nunca o sonho almejado será realidade. O problema muitas vezes está na nossa pequena fé na falta de iniciativa ou a presença de uma cultura acomodativa.
É bom ter várias fontes, pois uma dará sustentação a outra em um momento de escassez. Nos seus projetos de escavação não se esqueça que um projeto tem duas faces: O PLANEJAMENTO E A EXECUÇÃO;
NO PLANEJAMETO – Não podemos errar; ver todos os pontos, isto é, os bons e os negativos. Consulte outros que já estão no ramo e tem uma certa experiência. Tudo que fizermos tem que ser projetado e se soubermos projetar já somos vencedores com uma porcentagem de 50% de vitória. EXECUÇÃO – Alguns sabem projetar muito bem, poré na área da execução falham ou simplesmente não executam. Projetam, projetam mas na hora da execução falham ou deixa para depois. Projetar aquilo que não pode ser executado é inviável e atitude de tolo. Se estiver projetando e perceber que é inviável a execução não pense duas vezes para mudar o seu projeto. Sobre a questão execução de projetos gosto de mostrar um exemplo: dois homens receberam um desafio de encher em um período de tempo garrafas com água. Depois da competição a comissão julgadora daria a vitória a quem conseguiu colocar o maior número de água dentro das garrafas. A quantidade de água era livre, porém o tempo era limitado. Começou a competição; e logo os dois competidores estabeleceram a sua forma de encher as garrafas. Um na pressa começou a jorra água sobre as garrafas para com isto obter seu objetivo. O outro também apressado começou a encher as garrafas uma por uma. O resultado final desta competição, foi a vitória do que ia enchendo uma por uma, pois além de não desperdiçar muita água ele acertava melhor a boca da garrafa que é pequena. O outro além de gastar muita água, quebrou algumas e não obteve o sucesso esperado com sua pressa. A mora da história é: executar projeto a projeto é mais sábio que tentar executar vários ao meso tempo. Se não temos estruturas para executarmos vários ao mesmo tempo, iremos perder recursos, ter prejuízos invés de lucros. Na execução de um projeto a lógica deve ser 70%, a emoção 30% e a firmeza deve abundar em nossos corações. Se temos pouca munição ,não adianta ficar arriscando, temos que fixar alvos com a menor porcentagem de risco possível e ai fogo neles. Um outro exemplo: se você estuda para enfermagem e no segundo ano muda para contabilidade e logo depois muda para engenharia, administração de empresa, línguas... Vai passar quatro ou cinco anos e no final você continuará sendo NADA. Pense bem, comece e procure terminar. Pois o sucesso persegue os destinados de coração. É incrível como algumas pessoas são acomodadas. Elas vão adiante e no primeiro empecilho param e voltam. Nadam,nadam, morrem na beira da praia. Pessoas sem alvos, sem dinâmica, sem fé são destinadas a sujeição. Somos satisfeitos com o que Deus tem nos proporcionado porém, como já foi dito, satisfação não significa acomodação. Temos que construir um império para nós e para nossos filhos. Sem recursos financeiros estaremos abertos a humilhação e a sujeição ao injusto, ao ímpio, que não pensará muito para pisar em nossa cabeça. Os servos de Deus devem dominar sobre os ímpios, pois, sendo assim ele saberá julgar no momento certo, com justiça e temor do Senhor.
Trabalhar dia e noite para não sermos pesados a ninguém é o grande exemplo de Paulo o apóstolo dos gentios. É verdade que sempre precisamos um dos outros, mas isto não significará está sujeito e pesado ao irmão. Cada um deve ter seus próprios recursos, pois ao contrário o sofrimento é inevitável. Devemos estar preparados para enfrentar situações sozinhos, pois na nossa cultura a tendência é esperamos muito dos outros, dos governantes etc. quando esperarmos muito dos outros o resultado poderá ser decepção e a não realização do que queremos. Temos que saber que a nossa felicidade depende de Deus e das nossa atitudes e conseqüentemente o Senhor levará pessoas para nos ajudar. Mas, antes de alguém te ajudar, antes que Deus te ajude, você precisa se AJUDAR. Precisa reagir a situações, mudar a mente e as atitudes, ir a luta e assim as demais ajudas virão como conseqüências. Alguém pode perguntar a Deus: o que farás por mim? Deus responderá: filho antes da resposta que te darei te pergunto: “o que você pode fazer por você mesmo?” “E disse-me: Filho do homem, põe-te de pé, e falarei contigo” Ezequiel 2:1. Deus fala com o homem, mas só depois do mesmo tomar uma atitude, um posicionamento. Deus quer falar com o homem como queria falar com Ezequiel, porém só falou com o profeta depois que ele ficou de pé. Se queremos tomar uma posição perante a vida e o Senhor, o próprio Espírito nos ajudará a tomar este posicionamento.
Homens que não tomam atitudes sérias e firmes na vida, não terão condições de gerar as mesmas, mas a direção delas passará para as situações. Ou você dirige ou é dirigido, levado para onde não queria ir. Busque o que quer e fuja da acomodação. “Pois, prefiro a angustia da busca do que a paz da acomodação.” Valdemir Vieira. Pois tudo que o homem plantar isto ceifará. Plante trabalho, sabedoria, dedicação, fé e colherá uma vida quieta e sossegada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário